Também chamada de Grama Matogrosso, a Grama Batatais é uma espécime das gramíneas de folhas longas e aspecto bastante volumoso, com cor predominantemente verde clara. Sua primeira ocorrência se deu em meados do século XIX na região dos Açores, em Portugal.
A reprodução dessa espécie se dá por meio da aplicação de sementes e pode desenvolver perfeitamente sob condições adversas como a incidência direta dos raios solares ou em regiões com pouca umidade. Por outro lado, é comum que sua utilização em áreas cobertas por sombra comprometam o crescimento da planta.
Por se tratar de uma gramínea de folhas coberta por pelos alongados que podem alcançar entre 15 e 30 cm de altura, para conquistar um visual mais agradável é indicado que a poda seja feita periodicamente, de modo que as folhas não ultrapassam 3 cm. Como já dito, sua resistência ao pisoteio, à seca, pragas e doenças configuram outras importantes vantagens.
Quando comparada a outras variedades de grama, ela apresenta um crescimento rápido e de boa adaptação a solos pouco férteis. Por outro lado, lugares muito frios ou com sombra não são indicados para receber essa semente.
Ademais, essa espécie se mostra mais suscetível a ocorrência de plantas daninhas durante a fase de aderência ao solo na época de pegamento. Em função do menor intervalo de corte, seu crescimento contínuo pode ser comprometido e a forma de extração proporciona um crescimento pouco uniforme, podendo não alcançar um fechamento completo.